Como fazer uma maratona de HP

Bom, pra inicio de conversa, temos que deixar claro que os oito filmes juntos tem mais de vinte horas, então se você não for muito, muito, muito, muito fã de Harry Potter mesmo, esse post não é pra você.

Desde que Relíquias da morte parte II saiu eu tinha um desejo muito grande de assistir todos os filmes de Harry Potter juntos numa maratona, tanto que, até então eu não tinha assistido a parte II ainda, esperando pelo dia que eu finalmente pudesse fazer essa tão esperada maratona, até que no começo desse ano decidi aproveitar as minhas férias e fazer logo isso.
Do meu ponto de vista só tem dois modos de fazer essa maratona: sozinho ou com um grupo de amigos. Se você escolher a segunda opção tem algumas coisas a mais para pensar e organizar.

– Decida com junto com seu grupo de amigos se a maratona será em um dia só ou se será dividida em dois dias. São 20 horas de filmes, o que torna a missão meio impossível contando com o tempo das pausas para comer, tirar uma soneca e essas coisas menos importantes… mas mesmo assim pode ser feita de uma madrugada a outra se for um grupo muito persistente. Mas eu recomendo fortemente que se divida em dois dias, afinal quatro filmes por dia já fica bem corrido, mas com um tempo adequado para dormir um pouco e assistir tranquilamente até os últimos filmes.

– Providencie um lugar confortável com colchonetes, travesseiros e almofadas. Nos primeiros filmes todo mundo vai estar sentado bonitinho, mas depois do terceiro todo mundo vai querer se esticar, o que pode realmente ser um problema dependendo do tamanho do grupo. Não se esqueça também de providenciar cortinas caso a luz do sol faça reflexo na sua TV, ninguém quer a luz do dia atrapalhando as suas 20 horas de maratona.

– Planeje pausas. Lembre-se que por mais que seja gostoso assistir os filmes seguidinhos, nem todo mundo consegue seguir o mesmo ritmo, e pausas regulares para se alongar, se hidratar e conversar com pessoas pode tornar toda a experiência mais confortável para todo mundo. Afinal, nenhum de nós tem mais a idade que tinha quando A Pedra Filosofal foi lançado.

– Observe se o tamanho da sua TV é bom para o tamanho do grupo de amigos. Se o grupo for grande talvez seja melhor providenciar um projetor, ou mesmo improvisar um.

– Providencie comidinhas fáceis. Volto a repetir que são muitas horas de filmes, então providencie comidinhas que possam ser consumidas assistindo, como pizza, salgadinhos, mini sanduíches, patês com torradas, bolinhos e todo tipo de comida pequena e pratica. E principalmente: muita, muita, muita pipoca! Não se esqueça de deixar as comidas em um lugar ao alcance de todos. Ah! e providencie água para todos os convidados, mesmo que tenha outras bebidas.

– Providencie todos os filmes com antecedência. Eu sei que essa dica pode parecer óbvia, mas ter que parar tudo porque um DVD não funciona, ou porque a legenda não bate com o áudio pode ser bem chato, então teste tudo antes.

– Não se chateie com o coleguinha que desistir na metade ou dormir durante os filmes: não é uma tarefa fácil, somente para os obstinados.

Agora, existe a primeira opção: assistir sozinho. É muito mais fácil e foi como eu fiz. É mais fácil porque você adequa a maratona às suas necessidades, e qualquer mudança só depende de você, dá pra assistir da sua cama ou do seu sofá, sem interrupções, sem se preocupar se outras pessoas estão confortáveis, ou com fome, ou se não aguentam mais.

Mesmo sozinha eu fiz em dois dias, comecei numa madrugada de sexta e assisti os três primeiros, e passei o sábado assistindo os outros cinco filmes. Mas eu sou bem anti social, então pense no que é melhor para você e eu tenho certeza de que fazer com os amigos também pode ser bem divertido.

As únicas coisas para as quais eu não tenho dicas é de como parar de chorar pela morte do Dobby e como parar de sentir saudade quando os filmes acabam.

Pra finalizar quero fazer um pergunta: vocês já repararam em quanto o Rony sofre no segundo filme? Eu nunca tinha reparado nisso… foi um ano especialmente difícil para ele.